14 janeiro 2013

Algumas palavras - Alguns agradecimentos - Discurso de formatura




Palavras...  é preciso que eu me agarre a elas ainda que seja sempre muito difícil falar de algumas coisas, ainda que seja sempre muito difícil verbalizar a amizade, o companheirismo, o cuidado, o compromisso e as pequenas alegrias de cada dia. Preciso das palavras para tentar transparecer gratidão como um olhar ou um abraço e para contar uma história muitas vezes contada, mas que é única em seu essencial. Como Clarice Lispector:

“Assim é que essa história será feita de palavras que se agrupam em frases e destas se evoca um sentido secreto que ultrapassa palavras e frases.”

Para que comece certa essa história, que termina com um começo de muitas outras, é preciso relembrar alguns detalhes, pois os detalhes não são o corpo, o órgão ou a articulação, mas a  alma de um todo.
Detalhes como nossa inexplicável síndrome de auditório, nosso talento nato para cantar “parabéns pra você” em aulas especificas e nossas intermináveis polêmicas sobre o mais irrelevante assunto. Uma piadinha pra começar a aula (e elas não seriam tão inspiradoras, Bebeto, não fosse sua boa vontade e seu bom humor sempre presentes) rimas de contexto levemente pornográfico para decorar fórmulas (e eu não gosto de citar nomes, mas foi o Bizú) e frases de efeito (efeito retardado talvez) do tipo: “eu sabia que vocês iam falar isso”. Detalhes como lagrimas de despedida, uma canção “para amar-te” e uma música no violão que dizia assim “eu não consigo te esquecer”.  
Três anos, 600 dias, incontáveis risadas. Uma causa e um efeito. Nossa causa: obrigação e comprometimento com o futuro. O efeito: uma amizade poderosa. Preciso que entendam que quando digo poderosa não quero dizer que não foi ponteada por muitos conflitos, eis que somos seres humanos. Digo poderosa porque ela tornou a aparente problemática de nossas diferenças, e são muitas, um aprendizado e  foi capaz de se sobrepor a solidão de quem vinha de fora (ou teve que mudar de turma por motivos de força maior). Essa amizade que acabou por se tornar maior do que tudo, ainda que a duras penas, é a nossa maior conquista, e ainda que sigamos caminhos diferentes cada um de nós da insubstituível “3.0 flex” levara consigo o legado de ter descoberto dia após dia a possibilidade de união e companheirismo acima de tudo. De Carlos Drummond de Andrade:

“As coisas tangíveis
Tornam-se insensíveis
À palma da mão

As coisas findas
Muito mais que lindas
Estas ficarão.”  

E a dedicação, a paciência de cada dia que nos trouxe até aqui. É preciso que eu fale delas com aquela gratidão que se vê no olhar e se sente no abraço. É preciso que eu fale de nossos professores que nos ensinaram daquilo que não se encontra em livros.
O professor está além de qualquer adjetivo, pois resguarda o paradoxo da existência sendo o sujeito simples que oculta todo o mistério da oração subordinada de nossa vida.  Subordinada por que muitas vezes é necessário que atravessemos um rio, e ainda que não tenhamos consciência disso, há sempre um mestre, sempre um professor, que se faz canoa, bastando que nós rememos.
O professor tem nas mãos a possibilidade de formar um juiz, um engenheiro, um médico, outro professor. Um juiz que não apenas conhece a lei, mas serve à justiça, um engenheiro que não planeja prisões, mas abriga famílias, um médico que não decide sobre vidas, mas salva vidas, um professor que não apenas aprende a ensinar a matéria proposta, mas aprende a possibilidade que tem de fazer do mundo um lugar melhor, formando acima de profissionais, seres humanos.
Nilza, Regina, Ana Laura, Mariana, Ronaldo, Rômulo, Júlio, Toy, Bizú, Cyd, Diego, Tarta, Elder, Bebeto, vocês fizeram dessa possibilidade um lema, e nos permitiram conhecer da vida além de fórmulas, concordâncias e artérias, alguns detalhes essenciais. E quero dizer que:

“Que trago-te um recado
Houve gente que praticou uma boa ação
Manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu
Houve gente que venceu na vida
Manda dizer-te que foi porque
Tuas lições permaneceram
E houve mais alguém que superou a dor
Manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou.”

Quando...  Quando você era um peixe... Não, não era isso. Quando a gente percebe que todas aquelas pessoas com quem convivemos tanto tempo e tão intensamente... Quando percebe que todos aqueles momentos, aqueles detalhes e aquelas risadas, não mais farão parte de nossa rotina, sentimos a ausência, mas é preciso que eu mais uma vez use as sábias palavras de Carlos Drummond de Andrade que diz assim:

“Por muito tempo achei que a ausência era falta,
E lastimava ignorante a falta.
Hoje não lastimo
Não há falta na ausência.”

Não há falta, é um momento que se encerra. Assim é que a vida, toda feita em ciclos, é sempre calcada por momentos que nos envolvem e são vividos com a certeza da eternidade... Depois passam, ficando sua ausência, mas não sua falta, caso contrário estaria a vida sempre faltando. E a ausência inevitável que se faz no dia a dia não se faz no coração, pois ele não se limita ao tempo, e as marcas de cada momento, de cada pessoa ficam gravadas e são eternizadas em nós, moldando a essência do que somos e do que seremos. Assim mais uma vez quero falar de gratidão, de uma gratidão exposta em um sorriso aberto, e entregar esse sorriso a todos que nos marcaram, seja com ensinamentos, com abraços, com afetos ou mesmo com a simples presença, seja com broncas, com conselhos ou mesmo com uma carranca mal humorada.... Oferecer esse sorriso à diretoria e a coordenação, sempre cuidadosas... E oferece-lo ainda mais radiante aos pais, que nos permitiram estar aqui e nos ofereceram seu amor para que existíssemos.

Resta ainda uma gratidão, esta é clara e sossegada. Absoluta. Não está no olhar, nem no abraço nem no sorriso. Esta não pode ser vista nem percebida, apenas pode ser sentida. Esta ofereço ao Pai invisível que nos ilumina e nos permite alcançar nossos sonhos, que flore e perfuma nossa existência e nos permite estar aqui hoje, nessa solenidade que é a consagração de nosso sucesso. Peço e rogo que em cada momento de nossas vidas daqui para frente possamos ser justos e amar. Amar o raio de sol que anuncia o dia, amar a terra que nos alimente e a natureza que nos permite ser. Amar a vida e todo pulsar. Amar o próximo, amar todos, amar sem excluir. Peço enfim:

“Senhor fazei-nos um instrumento de vossa paz.”   

De resto é só ter fé que no final dá tudo certo, né isso?!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário